Curso de Difusão Cultural 2002
25 de abril a 03 de maio




Pró Reitoria de
Pesquisa da USP
Apoio:
Fundação Ford

Esta nova iniciativa do NUPAUB-USP, objetiva criar um espaço de reflexão e divulgação dos trabalhos sobre manejo tradicional de recursos naturais á luz dos sistemas de uso comum, além de apontar algumas experiências e iniciativas brasileiras e internacionais.

O curso destina-se a estudantes universitários (graduação e pós-graduação) em ciências sociais e naturais, pesquisadores e técnicos que desenvolvam trabalhos sobre manejo tradicional de recursos naturais, e estejam interessados em ampliar seus conhecimentos sobre uso comum de recursos florestais e marinhos.

Pré-requisito: os candidatos deverão apresentar um resumo do projeto de pesquisa de no máximo 20 linhas (fonte 12, espaçamento 1).

Pré-Inscrição: até 10/abril/2002

Divulgação de Seleção: 12 de abril

Prazo de Inscrição: 13 a 22 de abril

Taxa de Inscrição: R$ 100,00 (incluindo viagem e hospedagem em Iguape/SP)

Certificados: Serão conferidos certificados da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária - USP aos participantes com 70% de freqüência.


Professores responsáveis:

John Cordell, Berkeley USA
Lúcia Helena Cunha, NUPAUB
Antônio Carlos Diegues, NUPAUB

Local:
NUPAUB - Colméias - favo 6 - Cidade Universitária

Horário curso: 19 às 22:30 horas

Horário extra-curso:
O período das 16 às 18 horas será reservado para apresentação e discussão dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes e contará com a presença e orientação dos professores responsáveis pelo curso.

Programação

Aula 1 (25/4): Panorama geral da situação do conhecimento e manejo tradicional no mundo: história e experiências.

Aula 2 (26/4): Conceitos e definição de saberes e manejo tradicional.

Viagem de campo:
27/4: Chegada a Iguape - CEC - debate com lideranças locais
28/4: Visita à Reserva Extrativista de Mandira/ Cananéia-SP

Aula 3 (29/4): Sistemas de uso comum dos recursos naturais (florestais e marinhos).

Aula 4 (30/4): O papel da ciências sociais no estudo dos sistemas de uso comum dos recursos naturais: a antropologia marítima e o enfoque interdisciplinar.

Aula 5 (01/5): A formação de sistemas territoriais marinhos, manejo tradicional e direito de pesca. Integração das formas tradicionais de manejo e a administração moderna.

Aula 6 (02/5): Reservas extrativistas marinhas, de desenvolvimento sustentável e áreas de proteção marinha: conceitos e experiências.

Aula 7 (03/5): Métodos rápidos de levantamentos: vantagens, limitação e a integração dos enfoques biológicos e sócio-econômicos.